Afinal, o que é Podcast?
De uns tempos para cá parece que a palavra podcast está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Muita gente já entreouviu por aí, tem conhecidos que ouvem mas não sabem explicar exatamente o que é.
Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinho nessa. A confusão normalmente se dá porque é difícil entender de primeira o conceito. Por isso, vamos pensar em conteúdos que são mais conhecidos para tentar explicar.
Imagine um programa de televisão, voltado para um certo assunto. Imaginou? Agora pensa que você só tem acesso ao áudio desse programa. Além disso, você pode escutar quando quiser e onde quiser.
Normalmente costumo associar um podcast a um programa de rádio on demand. Toda essa dificuldade para explicar o conceito para o público, se dá devido ao fato de ser uma mídia muito recente, principalmente aqui no Brasil. O primeiro programa totalmente brasileiro foi publicado apenas em 2004!
Diferenciação no mercado
Como são sempre em formato de áudio, utilizamos o termo “ouvir um podcast” para se referir aos programas. Esse tipo de mídia também apresenta a vantagem de ser mais leve que um arquivo de vídeo, por exemplo. O que torna seu consumo mais prático: baixar um arquivo de áudio é bem mais rápido do que baixar um vídeo, certo?
A facilidade de lidar com conteúdo em áudio também se aplica ao fato de, em quase 100% dos casos, ser gratuito. Você também pode escutar podcasts pelo computador, mas o mais comum é escutar no celular. Para aparelhos da apple e android existem algumas diferenças de onde encontrar esse tipo de mídia, mas certamente você não irá encontrar dificuldades.
Além de existirem aplicativos exclusivos para compartilhar esse conteúdo, recentemente plataformas musicais também estão disponibilizando episódios para seus assinantes. O que acaba tornando o acesso bem mais fácil.
Por que escutar?
A resposta é bem simples: porque te ajuda a produzir ao máximo em um tempo que muitos consideram ocioso, perdido. Por exemplo, uma rotina normal inclui idas à academia, alguns minutos – ou horas – gastos com arrumação da casa, tempo de deslocamento para o trabalho e outras tarefas indispensáveis.
Por que não fazer desse tempo o mais produtivo possível? Essas horas diárias não são vistas como possíveis de serem prazerosas, ou pelo menos, produtivas. Entretanto, não é bem assim que tem que ser. Escutar podcasts enquanto realiza certas tarefas pode ser tanto uma forma de lazer quanto uma forma de agregar conhecimento.
Você pode escolher qual conteúdo gostaria de consumir. Interessante, não é? Em um dia mais descontraído você pode ir para o trabalho ouvindo as melhores teorias sobre a sua série de TV favorita.
Mas se andou desconectado por um tempo ou acabou de voltar de férias, pode saber tudo o que está acontecendo na política enquanto se exercita. Todas essas possibilidades de maneira fácil e rápida na tela do seu celular.
Existe uma verdadeira infinidade de temas para escolher. Você pode treinar uma segunda língua escutando programas estrangeiros ou saber um pouco mais sobre fotografia diretamente de especialistas, por exemplo. Com os podcasts, o céu é o limite.
Ficou com alguma dúvida ou quer nos dar alguma sugestão?
Mande-nos um e-mail e teremos muito prazer em responde-lo.
Abraços, e até o próximo artigo.