Entenda a importância da trilha sonora em um comercial!

Afinal, qual a importância da trilha sonora em um comercial?

Tem gente que detesta comercial. Normalmente o pessoal aproveita esse tempinho de intervalo para checar o celular ou trocar de estação. Vale tudo, menos ficar ouvindo os anúncios! O que muita gente ignora é todo o estudo e preparo por trás daqueles segundos de anúncio.

Por mais que o rádio conforme conhecemos esteja sendo, aos poucos, substituído pelos serviços de streaming, uma coisa é certa: jamais deixaremos de nos deparar com os anúncios. Assim como passam por um longo processo criativo para chegarem ao rádio, hoje em dia chegam aos fones do seu computador, celular ou tablet com o mesmo – ou até mais – esforço produtivo.

Incorporação da música à propaganda

Por ser um momento tão passageiro, na correria do nosso dia a dia muitas pessoas sequer param para pensar em todo o trabalho envolvido na criação de um comercial. A música como ferramenta de atração do público começou a ser utilizada na década de 20 e 30, revolucionando a elaboração de campanhas publicitárias.

Não acredita que a música faça diferença na hora de um anúncio? Então por que você lembra todos os anos da mesma música na época de natal? E aquele jingle que tocava no rádio quando você era pequeno e nunca mais esqueceu?

A música tem a capacidade de tornar as propagandas memoráveis. E isso é tudo o que qualquer anunciante quer: ter a sua atenção. Logo no início da incorporação da trilha sonora a um anúncio, era bastante explorada a sensibilidade dos expectadores. Dessa forma, eram muito usados temas dramáticos para atrair a atenção dos consumidores.

Novas adaptações

Hoje em dia, entretanto, é preciso bem mais do que um tema dramático para atingir quem está do outro lado. Especialmente por conta da diversidade de formatos sonoros existentes atualmente, o trabalho de escolha da trilha sonora não é realizado apenas entre a agência de publicidade e o cliente.

Todo trabalho bem feito de elaboração desse elemento tão importante do anúncio deve ser feito com o suporte de uma produtora musical, que contribui com o conhecimento técnico – que faz toda a diferença para o resultado final.

Atualmente, a tendência já é diferente da de alguns anos atrás. Hoje, o foco está na produção de músicas originais. O jingle – aquela repetição cansativa – ficou para trás. O que está dando certo com o público é o investimento em canções originais feitas sob medida para o produto em questão.

Maior aceitação do público

Não são poucos os estudos acerca da relação entre o público e comerciais que contam com algum tipo de trilha sonora. A maioria deles comprova a reação positiva do público diante de uma peça publicitária que apresente música.

Isso ocorre porque os anúncios passam a ser considerados mais emotivos, informativos, empáticos e criativos. Ou seja, conseguem de fato atrair atenção do expectador antes que o mesmo troque de estação. Sem muito esforço, somos capazes de lembrar algumas músicas que ficaram famosas por conta de comerciais ou até mesmo algumas “assinaturas sonoras” de algumas marcas.

Bom, agora que já sabemos a importância da trilha sonora em um comercial, nós do Grupo das Vozes, contamos com uma excelente equipe de produtores no qual irão compor sua propaganda com o mais alto padrão de qualidade, com a voz ideal, e a trilha sonora perfeita!

Visite o nosso banco de vozes, e ouça as vozes que escolhemos a dedo para fazer do seu comercial, um sucesso!

Ficou com alguma dúvida ou quer nos dar alguma sugestão?

Mande-nos um e-mail e teremos muito prazer em responde-lo.

Abraços, e até o próximo artigo.

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