Existem diversas formas de anunciar seu produto ou serviço, principalmente no mundo globalizado em que vivemos. Entretanto, existem formas de publicidade que nunca serão deixadas para trás e que valem a pena ser incluídas no seu orçamento.
Podemos citar como exemplo a propaganda em áudio. Enganou-se quem acreditou que com a chegada de novas tecnologias a publicidade em áudio se tornaria obsoleta. O que tem ocorrido é exatamente o oposto: a medida que a publicidade digital vem crescendo, cada vez mais anunciantes estão percebendo o quão importante é investir em anúncios de áudio.
Esses podem ser escutados tanto online quanto offline, em qualquer lugar ou horário desejado. Atualmente, apostar em anúncios desse tipo é uma estratégia que pode trazer resultados significativos para qualquer empresa.
Motivos para investir
Podemos citar como vantagens diversos aspectos da publicidade em áudio, como: precisão no alcance, qualidade dos dados e na segmentação. Além de ser amplamente utilizado em emissoras de rádio convencionais e online, também vemos esses anúncios em plataformas de streaming musical, como Deezer e Spotify.
Aqui no Brasil, essa área da publicidade ainda não é tão consolidada ou ainda não se modernizou completamente, entretanto, pesquisas recentes mostram que o brasileiro escuta, em média, 10h45 de áudio digital por semana, mostrando um nicho que não deveria ser descartado por qualquer empresa.
Os dados coletados para a mesma pesquisa realizada em 2016, mostram que 94% dos brasileiros entrevistados escutam áudio digital pela internet, serviços de streaming e outras mídias online. Desde o final do século XX, é muito comum ver uma mudança constante nos hábitos de consumo dos consumidores ao redor do mundo.
O áudio, diferentemente de outros meios digitais, aborda a audiência por meio de sons, claro. E sua vantagem está nesse aspecto: pode ser consumido a partir de um dispositivo móvel a qualquer hora. Enxergando essa nova tendência, os anunciantes passaram a ver novas maneiras de atingir os consumidores.
Desafios do mercado
Muitas empresas ainda se mostram relutantes em investir em publicidade em áudio. O obstáculo está no fato desse modelo de compra ainda ser pouco conhecido. O meio digital reconhece a propaganda em áudio como uma área a ser desenvolvida, mas muitos ainda não entendem muito bem como isso pode ser feito de maneira lucrativa e proveitosa.
Vantagens
Além da notória relevância no mercado publicitário, o áudio deve sempre ser considerado por uma empresa ao planejar sua estratégia de marketing. Ele é capaz de fornecer uma nova abordagem ao processo de branding e se conecta com potenciais clientes todos os dias, a qualquer momento. Podemos citar como principais vantagens:
- Grande capacidade de segmentação;
- Atinge o público-alvo a qualquer momento;
- Áudio é uma tecnologia portátil, adaptada a diversos aparelhos, incluindo principalmente dispositivos móveis;
- Uma média de 6 entre 10 pessoas compram produtos anunciados no rádio,
- É a segunda atividade mais realizada na internet, logo depois das redes sociais.
As constantes mudanças no comportamento dos consumidores apontam para um grande crescimento no setor de áudio digital para os próximos anos. Por que não aproveitar os números favoráveis e investir nesse tipo de anúncio enquanto o valor ainda está baixo?